segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Homenagem ao meu pai

Pronto, nem acredito que tô aqui.  Sempre quis criar um espaço pra escrever sobre tudo e finalmente esse dia chegou.  Tô cheia de ideias, mas vou começar homenageando o meu pai.  Jornalista por profissão, historiador nato, foi um homem apaixonado por cultura e conhecimento, fascinado pela Itália e vidrado na família, principalmente no seu pequeno "núcleo", que inclui minha mãe, meu irmão, eu e quatro netos. 

Sempre tinha uma história pra lá de interessante pra contar e todas as piadas ficavam engraçadas quando eram contadas por ele.  Era genioso, tinha defeitos.  Mas tinha um coração imenso e era dono de uma sabedoria que só agora, depois de adulta e principalmente depois que ele partiu, passei a entender melhor. 

Dono de um olhar marcante e uma voz tão linda que deixava minhas amigas suspirando ao telefone.  Ainda bem que minha mãe nunca foi ciumenta (ou nunca demostrou isso claramente).  Lindo era ver o brilho nos seus olhos quando ele falava, sempre com muito orgulho, dos seus filhos e netos. 

Impossível não lembrar do perfume que se espalhava pela casa quando ele abria a porta do banheiro, ao sair do banho, ou o perfume que vinha da cozinha quando ele descascava uma laranja.  Cresci vendo meu pai tirando minha mãe pra dançar música italiana na sala e enviando flores com cartões em datas comemorativas: dia das mães, dia dos namorados, aniversário da minha mãe... As mensagens dos cartões eram sempre românticas e delicadas, geralmente escritas em italiano.  Lindo demais.

Ele sempre valorizou a mulher, sempre disse que a mulher é a rainha, que é superior.  Demorei pra entender o real significado disso, mas agora percebo que ele tem toda razão.

Foi ele quem me ensinou a tomar e gostar de cerveja.  Foi com ele que aprendi a falar palavrão também... E foi com ele também que aprendi a "escrever direitinho", a consultar minhas dúvidas no velho e bom "pai dos burros". 

Foi com ele que aprendi que a mulher deve ser tratada com consideração e respeito pelos homens.  Foi dele que ouvi os elogios mais lindos e as maiores palavras de incentivo - sempre com muito amor, carinho e admiração. 

Puxa vida, fiquei emocionada.  Se deixar, fico horas a fio escrevendo sobre minha fonte de inspiração e de amor.  Mas chegou a hora de buscar um pequeno homem que também admiro e amo muito: meu filho!

Espero que tenham gostado do meu texto.  Agora foi dada a largada, muitos outros textos (sobre temas diversos) virão!

Obrigada!

6 comentários:

  1. Adorei seu estilo e o conteúdo do texto!!! Beijo grande!!!

    ResponderExcluir
  2. Sua estreia foi linda e emocionante, Clau! Serei uma leitora fiel! Bjs. Luci

    ResponderExcluir
  3. Adorei DG!!!
    Seguirei sempre.
    bjs
    Adri

    ResponderExcluir
  4. fala menina.... adorei a sua homenagem, realmente ele era "o cara" ....bjs

    Marco Santiago

    ResponderExcluir
  5. Adorei Cláu, beijo.
    Pronto, falei!!
    Léa

    ResponderExcluir
  6. Adorei o texto!
    Vc é realmente Filha de Peixe!
    Sei disso porque li e gostei muito dos textos dele que vc me mandou um tempo atrás.
    Ganhou um fã!
    BejozzzzzzZZZ
    Chico Guerreiro

    ResponderExcluir